Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Programa ajudará fabricantes de doces e confecções a se reinventar

Voltada a empresas médias, iniciativa vai ensinar inovação

HELTON SIMÕES GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O governo começará em agosto a conduzir um programa para ajudar empresas médias a elaborar planos de inovação (estratégias para desenvolver novas áreas de negócio e novos produtos).

As primeiras a participar serão confecções de uniformes e de tecidos profissionais e fabricantes de balas e chocolates. Já há negociação para estender a outros setores -o mais adiantado é o de máquinas para a indústria sucroalcooleira.

Ao todo, participarão 32 do setor de confecções e 25 da área de balas e chocolates.

Segundo Caetano Ulharuzo, especialista em projetos da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), órgão responsável pela condução da iniciativa, os setores serão os precursores porque precisam reinventar a forma como seus produtos são consumidos atualmente.

Um tem que criar doces que tragam algum benefício à saúde, para fugir do patrulhamento da geração saúde e atingir outros públicos, como idosos e diabéticos.

O outro tem que desenvolver novos tecidos que possam ser utilizados em roupas casuais. "Desenvolvendo esse segmento, podemos impulsionar toda a indústria têxtil", avalia Ulharuzo.

Segundo ele, já há tecnologia empregada em roupas profissionais que poderia ser incorporada à moda casual. É o caso das fibras antichamas e antieletricidade estática usadas pela Petrobras.

Para se reinventar, as empresas terão que ampliar seu raio de atuação. Novos ramos serão um dos conteúdos obrigatórios do programa, que também vai incluir formas de produção e negociação de tecnologia (royalties, licenciamento e venda de patentes) e fontes privadas e públicas para financiar projetos inovadores.

Além desse módulo, haverá consultoria customizada para sanar as falhas em inovação de cada empresa.

O programa dura 15 meses e a participação é gratuita.

Ainda há vagas. Os interessados devem entrar em contato com as associações industriais Abit (têxtil e confecções) e Abicab (chocolates, balas e amendoim).

A seleção dos participantes será feita pela ABDI.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.