Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nono dígito em celular na área de DDD 11 começa a valer hoje

Medida afetará 34 mi de usuários na região metropolitana de SP

DE SÃO PAULO

Quem ligar de qualquer lugar do país para um celular de DDD 11 terá de incluir o dígito nove à frente do número a partir de hoje.

A inclusão do nono dígito nos celulares da região metropolitana de São Paulo, medida determinada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), vai afetar 34 milhões de usuários de serviços móveis.

A Anatel informou que poderá haver instabilidade momentânea nas redes hoje, no processo de transição dos sistemas das operadoras.

Segundo a agência, a mudança foi necessária para ampliar as possibilidades de numeração nas cidades com DDD 11, que está próxima do limite de 44 milhões de combinações.

Hoje, há 42 milhões de números disponibilizados na região -o total inclui usuários ativos e chips que ainda não foram vendidos, mas já estão com as operadoras. Com o nono dígito, serão 90 milhões.

Sem a alteração, estima-se que as possibilidades de novas numerações se esgotariam até o fim deste ano.

A partir de hoje, haverá um período de transição para que os usuários se adaptem à nova regra. Até 7 de agosto, as chamadas feitas com oito dígitos serão completadas.

Depois, elas serão interceptadas pelas operadoras, que veicularão mensagens automáticas informando sobre a novidade, e poderão ou não ser completadas, a critério de cada empresa.

A Anatel informou que poderá incluir mais regiões no sistema de nove dígitos já em 2013. Segundo o gerente de interconexão da Anatel, Adeílson Nascimento, a agência pode decidir implantar a mudança mesmo sem necessidade de ampliar a numeração.

Com base no número de usuários ativos, Rio (DDD 21), Belo Horizonte (31), Porto Alegre (51) e Recife (81) seriam as próximas áreas a fazer o acréscimo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.