Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ciúme pode corroer relação, diz psicóloga

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP em 2010 revelou que 8% dos negócios abertos no Estado de São Paulo eram fechados por problemas entre os sócios. Um dos motivos mais citados pelos entrevistados como causa do rompimento foi a falta de separação entre o patrimônio dos sócios e o da empresa.

Para a psicóloga e professora de relações humanas no ambiente de trabalho Sueli Damargien, do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), a amizade pode ser um complicador nesses casos.

Segundo Sueli, quando o lucro entra em cena, a ética pode ser facilmente derrubada, já que muitas amizades são calcadas no interesse.

"O problema decorre da dificuldade de se relacionar de forma transparente e de dividir com o outro o trabalho, os objetivos e, até mesmo, os frutos disso, que são o sucesso e o lucro", diz a professora.

A partir do momento em que um amigo começa a se destacar mais do que o outro na empresa, o ciúme e a inveja poderão corroer a relação entre os dois, de acordo com a especialista.

Em qualquer relação, por mais próxima que seja, não há como prever o surgimento desses problemas, revela a psicóloga. "É algo que depende do desenvolvimento emocional de cada um."

A única forma de precaução, segundo Sueli, é, assim como analisamos constantemente nossas próprias atitudes, observar o comportamento e o discurso de cada um dos sócios.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.