Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Índice que reajusta aluguel mais que dobra

IGP-M subiu de 0,66% em junho para 1,34% em julho, levado por alta das commodities

DE SÃO PAULO

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, mais do que dobrou (foi de 0,66% em junho para 1,34% em julho).

É a maior alta mensal desde novembro de 2010 (1,45%). No ano, o indicador acumula alta de 4,57%, enquanto nos últimos 12 meses a variação é de 6,67%.

Para Salomão Quadros, economista da FGV, a inflação medida pela IGP-M pode ter atingido o pico agora e, apesar de a origem ser a mesma -a alta das commodities-, tem motivações diferentes da registrada em 2010.

"Vivemos um choque agrícola. As commodities se valorizaram com a injeção de dinheiro pelos países em crise, que tentaram ampliar a demanda, o que não se sustentou."

Na composição do IGP-M, três indicadores são levados em consideração. O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) representa 60% do indicador e pode ser considerado o vilão neste momento devido ao seu peso e ao efeito direto sofrido pelo preço das matérias-primas.

Com alta de 1,81% em julho, ante 0,74% em junho, a pressão veio principalmente do subgrupo alimentos, com destaque para a soja em grão (que passou de 4,30% para 14,89%) e o tomate (subiu de 17,57% para 51,28%).

(MAÍRA TEIXEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.