Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'NYT' acelera a adoção de conteúdo pago nos EUA

239 jornais utilizam o modelo, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

Uma das estratégias usadas pelos jornais de todo o mundo para reagir à queda da receita com publicidade, o modelo "paywall" (de cobrança por acesso frequente ao site do jornal) ganha força nos EUA.

A conclusão é de pesquisa recente da Ebyline, rede que reúne jornalistas freelancers e publicações, com base em dados da Audit Bureau of Circulations.

Segundo o levantamento, dos 1.532 jornais do país, 239 hoje utilizam o sistema.

Desses, 72 aderiram a partir de março de 2011, quando o "New York Times" passou a usar o "paywall". Em 2009, eram apenas 19 diários com o modelo.

Apesar de representarem 15,6% do total de publicações, esses veículos abrangem um terço dos leitores do país, uma vez que nove dos maiores jornais do país (em volume de circulação) usam o sistema.

A Folha passou a adotar o modelo em junho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.