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Análise

Se bem usados, dados podem beneficiar empresa e consumidor

FÁBIO KORENBLUM
ESPECIAL PARA A FOLHA

A utilização inteligente de dados de navegação digital é cada vez mais importante para a análise mercadológica.

Ao armazenar os dados de navegação do cliente -como últimas compras e produtos de maior interesse- e os cadastros, as empresas ofertam produtos e promoções com perfil personalizado.

Tal prática, além de dinamizar a relação com o cliente, em nada fere o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição, desde que os dados não sejam divulgados, repassados ou vendidos a terceiros, salvo com autorização expressa do consumidor.

Além disso, para que a prática seja legal, é imprescindível que as empresas informem claramente aos seus clientes que seus dados e suas rotinas on-line formarão um banco de dados.

O único alerta é que, nesse novo cenário, as empresas vão precisar aprender a utilizar essa rica fonte de informações em conjunto com o profundo conhecimento de seu atual e potencial mercado e dos concorrentes.

Se não, correm o risco de possuir uma série de informações que, isoladas, não servirão para nada.

FÁBIO KORENBLUM é sócio do Siqueira Castro - Advogados, com expertise em e-commerce. É pós-graduado em direito empresarial pela FGV.

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