Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Greve afeta importações, e superavit comercial aumenta

Com protesto da Receita e na Anvisa, saldo é o 2º melhor do ano

DE BRASÍLIA

Com as paralisações de auditores da Receita Federal e de técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que afetam mais as importações do que as exportações, o saldo comercial em julho foi positivo em US$ 2,8 bilhões, o segundo melhor resultado do ano.

Mesmo assim, o superavit representou queda de 8,3% em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado, informou ontem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os servidores da Anvisa entraram em greve em meados de julho. Os auditores da Receita fazem operação-padrão desde meados de junho.

Com a crise internacional, as vendas do Brasil para outros países recuaram 9,9% no mês passado na comparação com julho de 2011 e totalizaram US$ 21 bilhões no mês.

"As maiores quedas foram em minério de ferro, que teve uma redução expressiva de preços, e petróleo, cuja cotação está em queda", disse Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.

Por outro lado, as exportações de milho se destacaram, com aumento de quase 400% na comparação com 2011 devido à seca nos EUA.

(MAELI PRADO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.