Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo faz acordos para frear greve da Anvisa

Servidores reivindicam equiparação salarial

DE BRASÍLIA

Oito acordos de cooperação foram oficializados entre Estados e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos últimos quatro dias, em uma tentativa de contornar a greve dos servidores da agência, que se arrasta desde 16 de julho.

As principais reivindicações dos servidores são a equiparação salarial com outras carreiras de Estado e a transformação do modelo de remuneração para subsídio, para unificar gratificações e garantir esses benefícios na aposentadoria. O governo não fez nenhuma proposta aos servidores das agências nacionais em greve.

Cooperações já foram firmadas na semana passada com Paraná, Paraíba, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás. Esses acordos permitem que as vigilâncias sanitárias locais ajudem na inspeção de mercadorias importadas que chegam por portos e aeroportos e estão sujeitas à análise da Anvisa, como insumos, medicamentos e equipamentos de saúde.

Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência, disse à Folha que a Anvisa visitou os Estados nesta semana para definir, junto às secretarias locais, o número de equipes a serem mobilizadas para ajudar nas inspeções.

Os grevistas criticaram a decisão de acionar os Estados para fazer as inspeções sanitárias. Afirmam que a descentralização pode fragilizar a segurança sanitária do país. A indústria farmacêutica pede flexibilização na norma para a liberação das mercadorias sem inspeção prévia. (JOHANNA NUBLAT)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.