Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apple tira YouTube de aparelhos e acirra a disputa com o Google

iPhone e iPad não terão nem o serviço de vídeo nem o de mapas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em mais um lance da disputa com o Google, a Apple anunciou ontem que não terá mais um aplicativo do YouTube em seus próximos aparelhos.

A próxima versão do sistema operacional para iPhones e iPads, o iOS 6, não virá com o serviço embutido, como ocorria nos aparelhos desde o lançamento do primeiro smartphone em 2007.

"Nossa licença com o Google [para o YouTube] terminou, mas os usuários poderão continuar a usar o YouTube pelo navegador Safari", comunicou a empresa ao blog "Engadget".

A quarta versão de testes "beta" do iOS 6, divulgada ontem, já não conta com o programa. Segundo a Apple, o Google já prepara um aplicativo do YouTube para rodar no novo sistema e ser baixado em sua loja.

DISPUTA ACIRRADA

As duas gigantes de tecnologia disputam celular a celular a hegemonia no mercado de dispositivos móveis.

Enquanto a Apple é a desenvolvedora do iOS, o Google abastece suas rivais com o sistema Android, que integra celulares e tablets como os da sul-coreana Samsung.

A asiática e a californiana travam nos tribunais americanos uma batalha em torno de violações de patentes.

A disputa com o Google ficou mais quente em junho, quando a Apple apresentou o iOS 6 com um serviço próprio de mapas. As versões anteriores do sistema vinham de fábrica com o Google Maps, ferramenta da rival.

O iOS 6 e a nova versão do iPhone devem ser anunciados em 12 de setembro.

Com a ampliação de atuação das companhias, a antiga fabricante de computadores e o buscador da internet agora competem pela atenção do consumidor em diversos segmentos.

Além dos celulares, opõem Safari e Google Chrome em navegadores. Segundo o "New York Times", mais uma frente de batalha pode surgir se os planos de a Apple de investir no Twitter se concretizarem e a empresa passar a atuar em redes sociais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.