Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

Sonho brasileiro

Famoso por extravagantes roupas de couro como o biquíni que Bo Derek usou na capa da "Playboy", Bill Morgan relança sua marca nas montanhas de MG

Associated Press/ Christie's Images, Ltd
A atriz Bo Derek na capa da "Playboy", com biquíni de couro criado pelo estilista Bill Morgan
A atriz Bo Derek na capa da "Playboy", com biquíni de couro criado pelo estilista Bill Morgan

ABBY ELLIN
DO “NEW YORK TIMES”, EM ITAMONTE

Um fabuloso macacão preto de couro de cobra vestiu o guitarrista Carlos Santana. Tina Turner comprou um minivestido de camurça com flores. Em poucos anos, as criações de Bill Morgan eram sucesso e sua loja, a North Beach Leathers abriu uma filial em Hollywood.

Jimi Hendrix comprou lá uma jaqueta de franjas parecida com a que imortalizou em Woodstock. E certa tarde a loja recebeu um pedido de Priscilla Presley, que pediu oito macacões de couro branco para seu marido, Elvis.

Nos anos 80, a North Beach Leathers estava faturando US$ 25 milhões ao ano e sua clientela havia se expandido para incluir Jacqueline Onassis e Eddie Murphy.

Modelos como Christy Turlington, Paulina Porizkova e Cindy Crawford e uma jovem e bela sul-africana chamada Charlize Theron posavam para os catálogos da loja. Em uma década, Morgan estava operando 15 lojas no mundo.

Mas carisma não paga as contas e a companhia entrou em concordata em 2002, como resultado de uma crise econômica.

Agora Bill Morgan se prepara para voltar, mas não em San Francisco ou Brooklyn. Vai criar uma loja virtual e uma loja real nas montanhas do Brasil, em Itamonte (MG).

"Há uma grande oportunidade, nos próximos quatro anos, de criar uma marca que encapsule os ideais e a energia dos anos 60", diz Morgan, 74, mas aparentando uma década a menos.

A história está se repetindo para Morgan, que foi atleta e visitou o Brasil pela primeira vez para a corrida de São Silvestre. Ele se apaixonou pelo país, se mudou para Copacabana e começou a importar e exportar artesanato. Descobriu um curtume que produzia couro de vaca e exportou algumas peças aos EUA. "Não tinha como imaginar que aquela compra seria uma das coisas mais importantes da minha vida."

Ele planejava viver no Brasil pelo resto da vida, mas, no final dos anos 90, voltou a San Francisco, onde nasceu.

Depois da falência, encontrou Forest Sprague, um velho amigo norte-americano que gerenciava uma pousada em Itamonte com sua mulher, Marcia Bichara, que encorajou Morgan a reabrir a companhia.

COPA

Ele hesitou, no começo, mas depois calculou que no Brasil seria uma boa base comercial, já que a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 acontecerão no país. Além disso, um centro olímpico está sendo construído perto de Itamonte (a cidade pode sediar a competição de rock climbing da Olimpíada.)

Por isso, usou um quarto nos fundos do estúdio de ioga da pousada como oficina de trabalho. Contratou costureiras e começou a trabalhar na coleção Itamonte de couro leve e suave, ideal para o clima ameno do Brasil.

Meses atrás, Morgan e Sprague abriram o Crazy Horse Saloon, uma butique, estúdio e café perto do centro de Itamonte, que promove jam sessions nas noites de sexta-feira. Morgan oferece clássicos da linha North Beach e planeja incluir réplicas, como o biquíni que Bo Derek usou para sua foto na capa da revista "Playboy".

Ele e seu novo sócio comparam a energia brasileira à contracultura norte-americana dos anos 60 e 70. "Não dá para acreditar o quanto é parecido com o começo dos anos 60", diz Sprague.

"Mas com computadores."

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.