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Expresso 2018: O que muda no trem

TECNOLOGIA

COMO ERA: no primeiro edital, o governo fez um baixo número de exigências técnicas, o que proporcionava a todas as empresas que possuem a tecnologia participar do projeto

COMO FICARÁ: o governo decidiu elevar as exigências técnicas da licitação, para garantir que o projeto seja tocado por empresas com larga experiência na área

TRAJETO

COMO ERA: A empresa que vencesse escolheria o trajeto e a localização das estações

COMO FICARÁ: a definição dos pontos de parada e do trajeto exato do trem ficará a cargo do governo

LICITAÇÃO

Serão realizados dois leilões. O primeiro definirá o operador do trem. O segundo, o construtor e administrador da linha

CUSTO

O último orçamento, em 2009, foi de R$ 34 bilhões (o equivalente a R$ 40 bilhões em valores de hoje).

Em 2011, construtoras estimavam o projeto em R$ 55 bilhões a R$ 60 bilhões. Para obter uma estimativa mais precisa, o governo vai contratar um projeto executivo, que deve estar pronto até o fim de 2013

CRONOGRAMA

- Segundo semestre de 2012: contratação do estudo de geologia; lançamento do edital do primeiro leilão

- Primeiro semestre de 2013: contratação de empresa para gerenciar o projeto executivo; primeiro leilão

- Segundo semestre de 2013: segundo leilão

- Início de 2014: começo das obras

- Fim de 2018: conclusão das obras

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