Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Gás LP retoma nível de venda de dez anos atrás

As vendas de gás LP (liquefeito de petróleo), conhecido como gás de botijão, retomaram o patamar registrado antes do avanço de seu concorrente, o gás natural.

Os dados são do Sindigás, entidade que reúne distribuidoras do produto.

A projeção de crescimento para este ano é de 1,74% na comparação com 2011, em que foram vendidas 7,1 milhões de toneladas, volume superior aos 7 milhões registrados no ano 2000 no Brasil.

Desde então, o setor sofreu a concorrência do gás natural, cuja rede de distribuição foi instalada perto de grandes clientes como as indústrias de cerâmica e vidros, antes abastecidas pelo gás liquefeito de petróleo.

O patamar mais baixo de vendas foi registrado em 2003, com cerca de 6,2 milhões de toneladas.

"Com a perda de grandes consumidores, tivemos de recuperar em nichos de mercado", diz Sergio Bandeira de Mello, do Sindigás.

O setor se desenvolveu nos últimos anos em áreas como avicultura (aquecimento de ninhadas), pequeno comércio e farmacêutica.

O crescimento deve ser alavancado pelas vendas no setor industrial, com alta prevista de mais de 3%.

As vendas do botijão de 13 kg, na embalagem residencial mais comum, devem crescer aproximadamente 1,25% neste ano.

"Também criamos meios que possibilitaram o aumento das vendas residenciais, como medidores individuais", afirma Mello.

-

Dobra número de turista argentino, paraguaio e uruguaio

O número de turistas de Argentina, Uruguai e Paraguai que visitam o Brasil nos quatro primeiros meses do ano mais que dobrou desde 2009.

Estimativa da Embratur feita com dados da Polícia Federal mostra que entraram 1,1 milhão de visitantes provenientes dos quatro países entre janeiro e abril deste ano. Em 2009, foram 484,8 mil.

"Melhorou a conectividade aérea na região e a crise não chegou com a mesma força como na Europa", diz o presidente do órgão, Flávio Dino.

A vinda de turistas da Espanha e da Itália também teve alta: 9,4% nos quatro primeiros meses de 2012 ante igual período de 2009.

Na comparação com os números do ano passado, porém, houve queda de 1,4%.

Diante dos números, a Embratur decidiu aumentar em 50% os gastos com publicidade nos países vizinhos. "Investiremos nos mercados promissores. Na Europa, apenas manteremos o que já temos."

-

EM BUSCA DA FIDELIDADE

A Valuenet, de soluções de TI, acaba de investir cerca de R$ 20 milhões na criação de um software para programas de fidelidade.

O objetivo do sistema é ajudar empresas a criarem e gerenciarem programas de incentivo.

Segundo o sócio-fundador, o indiano radicado no Brasil Sanjay Agarwal, o Fielo abrange vários setores, não só a venda.

"Também é para comprar e buscar sócios ou fornecedores", diz.

A meta dele é conquistar 50 clientes no primeiro ano.

-

presença feminina

Enquanto 85% dos executivos entrevistados pela consultoria BCG acreditam que a diversidade de gênero é a mais importante para uma empresa, apenas 20% deles têm uma estratégia para recrutar mulheres.

As companhias costumam recrutar mulheres, mas dificilmente as colocam em cargos superiores ao de gerente sênior ou de diretor, de acordo com Christian Orglmeister, sócio do BCG.

Entre as barreiras mais citadas, estão a má gestão no desenvolvimento de lideranças femininas e a falta de programas para mulheres que saem por um tempo do mercado e depois retornam.

Números

85%
dos empresários acreditam que a diversidade de gênero é a mais importante

20%
deles têm programa de recrutamento específico

-

Ânimo em tempos... A confiança do americano na economia do seu país permanece baixa. Embora tenha registrado perdas em agosto, manteve-se no nível observado ao longo de 2012.

...de eleição O RBS Indicador do Consumidor, da Ipsos, ficou em 46,4 pontos (em escala de zero a cem). Durante 2012, manteve-se perto de 46,5.

-

com JOANA CUNHA, LUCIANA DYNIEWICZ e OLÍVIA FLORÊNCIA

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.