Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Google compra guia de viagens 'Frommer's' para ampliar anúncios

Buscador reage a sites alimentados por resenhas de consumidores, como TripAdvisor e Yelp

Google não informa se manterá a versão impressa; empresa já investiu US$ 21,8 bi em aquisições desde 2001

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Google anunciou a compra do guia de viagens "Frommer's", em mais um passo na estratégia de atrair anunciantes de atuação regional, como restaurantes e hotéis, e barrar o avanço de sites como Facebook, Yelp e TripAdvisor.

O mais recente episódio desse plano fora a aquisição, em 2011, do guia de restaurantes Zagat por US$ 151 milhões.

Com o "Frommer's", o Google passará a fornecer informação sobre hotéis e destinos turísticos. Isso ampliará seu poder na venda de anúncios para esses segmentos.

"Quando você adiciona informação e se pode confiar em telefones e endereços como parte da ferramenta de busca do Google, é possível converter as intenções dos usuários em ações", disse Bernardo Hernandez, diretor de produtos do Google, que faz parte da equipe do Zagat.

Traçado por Marissa Mayers enquanto era vice de operações locais do Google, o plano é ampliar a venda de anúncios para negócios de escala regional.

Mesmo após a executiva deixar a empresa, em julho, para se tornar presidente-executiva do Yahoo!, o plano continua sendo seguido. Sinal disso é a união das equipes do "Frommer's" e do Zagat.

BARRAR O SOCIAL

O intuito do Google é reagir ao avanço de sites alimentados com resenhas de consumidores, como o Yelp (sobre produtos e serviços) e o TripAdvisor (de viagens).

Outro rival nessa disputa é o Facebook, que tem uma ferramenta para direcionar anúncios a usuários dependendo do lugar onde estão.

O "Frommer's" é publicado pela editora John Willey & Sons desde 1957. O Google não informou se continuará a imprimi-lo ou se manterá só a versão on-line. O valor do negócio não foi divulgado.

Em março, a Willey havia colocado a "Frommer's" à venda, pois a marca "já não se encaixava na estratégia".

Desde 2001, o Google já investiu US$ 21,8 bilhões em 118 aquisições. Normalmente, as tecnologia das empresas são rapidamente incorporadas ao negócio do Google, como nos casos do YouTube, em 2006, e do Android, em 2005.

A compra da AdMob, em 2009, possibilitou ao Google direcionar anúncios para celulares com base em suas localizações geográficas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.