Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Área do pré-sal pode ter nova reserva gigante

Perfuração de poço descoberto em março na bacia de Santos revela grande coluna de óleo

DA REUTERS

Um novo poço no pré-sal da bacia de Santos poderá se tornar uma das maiores descobertas do Brasil ao lado de campos como Lula e Guará, na mesma região.

O prospecto de Carcará, descoberto pela Petrobras em parceria com a portuguesa Galp e as brasileiras Queiroz Galvão e Barra Energia, é uma das mais significativas descobertas já realizadas no pré-sal, disse à Reuters o presidente da Barra Energia, João Carlos de Luca.

Sem citar volumes, Petrobras e sócias informaram ao mercado a existência de coluna de óleo de 400 metros no poço ainda em perfuração no prospecto de Carcará.

A descoberta em Carcará já havia sido anunciada em 20 de março, mas a continuidade da perfuração revelou uma enorme coluna de óleo.

Segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, o dado mostra que o reservatório deve ser comparável a descobertas importantes, como Lula e Sapinhoá (ex-Guará).

O campo de Lula, antes denominado Tupi, possui pelo menos 5 bilhões de barris de óleo equivalente.

O tamanho da área total do reservatório, entretanto, ainda não foi apurado, segundo Luca, da Barra Energia.

"Com uma coluna de petróleo desse tamanho, não me surpreenderá se Carcará for um campo de Lula", disse Cleveland Jones, geólogo da Uerj.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.