Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juro mais baixo derruba o lucro do Banco do Brasil

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

A temporada de balanços do segundo trimestre deixa um recado claro aos bancos, tanto públicos quanto privados: o setor vai ter de mudar a mentalidade se quiser manter os padrões de lucro.

Com juros básicos e bancários menores -reflexos de políticas de governo-, o desafio das instituições é ampliar empréstimos sem aumento da inadimplência.

O Banco do Brasil, o maior do país e o último entre os grandes a divulgar resultados, lucrou quase 10% menos no segundo trimestre ante o mesmo período de 2011.

A expansão de 20% da carteira de crédito não foi suficiente para puxar o ganho do banco -que, mesmo mais fraco, bateu os R$ 3 bilhões.

Aldemir Bendine, presidente do BB, considerou o resultado um "ajuste normal" diante dos juros menores.

"É possível reverter isso com expansão do volume de empréstimos e aumento de eficiência, o que não deverá ser uma estratégia só do Banco do Brasil, mas de todo o sistema bancário", afirmou.

Já a ampliação de 45% da carteira de crédito da Caixa no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado fez o lucro do banco crescer 15%. O aumento, porém, foi menor que o do primeiro trimestre, também na comparação anual: 43%.

Além dos juros menores ao consumidor, o aumento das reservas dos bancos para cobrir créditos considerados duvidosos pressionou o desempenho das instituições.

Todas elevaram as provisões, ainda que os índices de inadimplência de BB e Caixa, tradicionalmente mais baixos que os de bancos privados, tenham ficado estáveis na comparação trimestral.

Já Itaú, Bradesco e Santander, que completam a lista dos cinco maiores do país, tiveram inadimplência maior.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.