Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petrobras vai ajudar Transocean e Chevron

Estatal quer manter empresas em operação; potencial de Carcará "é grande", diz diretor

DENISE LUNA
DO RIO

A Petrobras acionou seu departamento jurídico para ajudar a Transocean e a Chevron a não interromperem suas operações no país.

Liminar concedida em 31 de julho pelo Tribunal Regional Federal da 2ª região, a pedido do Ministério Público Federal, exige que as duas americanas suspendam suas operações no país.

O motivo é o acidente ocorrido em novembro, no campo de Frade, na bacia de Campos, que derramou 3.700 barris de petróleo no mar.

A Transocean já apresentou ao TRF embargos de declaração, recurso usado quando uma das partes considera que a decisão judicial foi obscura, omissa ou contraditória em algum ponto.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) pediu ao TRF para fazer parte do processo.

A Petrobras teme que a parada da Transocean tenha impacto em suas operações. A estatal tem oito sondas de perfuração contratadas da empresa, sendo que sete estão em operação.

"Claro que teria impacto, nosso jurídico está trabalhando junto com a Transocean e, na medida do possível, junto com a Chevron. Vamos mostrar à Justiça que não há razão nessa decisão", afirmou ontem o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli.

Em relação à Chevron, a preocupação da estatal se refere à produção interrompida em março, no campo de Frade, após um segundo vazamento.

A Petrobras tem 30% do campo, que produzia no início do ano 70 mil barris de petróleo por dia.

PRÉ-SAL

A Petrobras finaliza nas próximas semanas as perfurações do prospecto Carcará, na bacia de Santos, que poderá figurar entre os principais campos do pré-sal.

"É algo muito grande [a coluna de Carcará]. Tem permeabilidade e porosidade boa, é um óleo muito bom", afirmou Formigli.

Carcará fica em um bloco operado pela Petrobras, que tem 66% da participação, em parceria com a portuguesa Galp (14%), a Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%) e a Barra Energia (10%).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.