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Punição da Anatel faz teles perderem clientes e mercado

TIM e Oi ficam com 201 mil e 110 mil clientes a menos, respectivamente, entre junho e julho; Vivo amplia liderança

Entre as três operadoras que tiveram vendas suspensas, apenas a Claro ganhou novos usuários e participação

DE SÃO PAULO

A Vivo se beneficiou da punição imposta pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às suas maiores concorrentes -TIM, Oi e Claro- e ampliou a liderança no concorrido mercado de telefonia móvel do país.

O número de novas habilitações de celulares no país cresceu apenas 0,11% em julho -279.723 habilitações-, segundo a Anatel, por causa das restrições impostas às teles. A expansão foi bem menor que a verificada em anos anteriores -sempre mais de 1% para o mês desde 2000.

A Vivo conseguiu 461 mil novos clientes em julho, mais que o número de habilitações. TIM e Oi perderam, respectivamente, 201 mil e 110 mil clientes, enquanto a Claro teve 109 mil novas adesões.

Além de ver sua fatia no mercado subir 0,15 ponto percentual de um mês para o outro (de 29,56% para 29,71%), a Vivo retomou a liderança do concorrido mercado de celulares pré-pagos, que representam 81,49% das linhas no país. Planos pós-pagos representam os 18,51% restantes.

Em junho, a liderança entre pré-pagos pertencia à TIM.

SUSPENSÃO DE VENDAS

TIM, Claro e Oi -que representam, juntas, 70,12% do mercado- ficaram 11 dias (entre 23 de julho e 2 deste mês) sem poder comercializar pacotes de voz e dados em diferentes Estados do país.

A TIM foi suspensa em 18 Estados e no DF, a Oi, em cinco, e a Claro, em três.

A decisão foi antecipada pela Folha. (LUCAS SAMPAIO)

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