Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Qualcomm negocia com grupos brasileiros

Licenciamento de patentes ajudará a viabilizar produção nacional de celulares e tablets

DE SÃO PAULO

A empresa americana Qualcomm negocia com fabricantes nacionais o licenciamento de suas patentes de tecnologia para celulares de terceira e quarta geração (3G e 4G) e tablets.

Estão em discussões com a multinacional as fabricantes Positivo, Gradiente e Semp Toshiba.

O licenciamento permite que essas companhias produzam os equipamentos no Brasil, já que a Qualcomm detém direitos sobre uso de algumas tecnologias fundamentais à operação desses aparelhos.

A CCE, fabricante nacional que firmou o acordo com a Qualcomm em maio, já está desenvolvendo um tablet no Brasil a partir do licenciamento de algumas patentes.

Segundo Rogério Fleury, diretor de produtos da CCE, o tablet será o primeiro inteiramente desenvolvido no país.

"O Brasil pode ser um polo mundial de produção desses aparelhos", afirma o presidente da Qualcomm na América Latina, Rafael Steinhauser.

A Qualcomm se comprometeu a produzir chips para as diferentes tecnologias da quarta geração de celular que forem adotadas no Brasil.

O compromisso foi informado pelo presidente mundial da Qualcomm, Paul Jacobs, em reunião com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.

(MARIANNA ARAGÃO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.