Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Banda larga móvel atinge 76% do total

Conexões 3G disparam 590% em 2 anos e meio no país, ante alta de 64% da banda larga fixa no mesmo período

Aumento expressivo de acessos móveis ocorre em meio a problemas de usuários com serviço de operadoras de telefonia

DE SÃO PAULO

O número de pontos de acesso à banda larga fixa e móvel quase quadruplicou em dois anos e meio no país.

Hoje, são 78,8 milhões de computadores, notebooks, tablets, celulares e roteadores conectados à internet rápida -alta de 292% ante os 20,1 milhões do fim de 2009.

Foram 19,2 milhões de novas conexões só no primeiro semestre de 2012, um ritmo de 1,2 novo acesso por segundo.

Os dados são da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), entidade que reúne as maiores empresas do setor.

FIXA VS. MÓVEL

O segmento móvel é o que mais cresce no país. Há dois anos e meio, ele tinha apenas 8,7 milhões de acessos (43,3% do total), menos que os 11,4 milhões de acessos da banda larga fixa (56,7%).

Hoje, 3 em cada 4 acessos de banda larga são feitos a partir de dispositivos móveis -60,1 milhões de conexões móveis (76,3%), ante 18,7 milhões fixas (23,7%).

O crescimento da internet móvel é de expressivos 590% em apenas dois anos e meio, enquanto a alta da banda larga fixa é de 64% no período.

A explosão de acessos móveis explica, em parte, problemas enfrentados por operadoras de telefonia móvel para ampliar sua infraestrutura na mesma proporção que ganham novos clientes.

EM 12 MESES

Os acessos móveis mais de dobraram em apenas um ano, saltando de 29,7 milhões em julho de 2011 para 60,1 milhões no mês passado.

No mesmo período, a banda larga fixa teve 1,3 milhão de ativações.

(LUCAS SAMPAIO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.