Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Investimento deve voltar só em 2013, dizem empresários

Indústria nacional depende de melhora neste semestre para desengavetar projetos

DE SÃO PAULO
DO ENVIADO AO RIO
DO RIO

Com a previsão de que uma recuperação consistente da demanda ocorra apenas no final deste ano, os empresários da indústria só devem retomar os investimentos em meados de 2013.

A avaliação é de representantes do setor industrial, cujo PIB teve o pior desempenho desde 2009, com queda de 2,5% no segundo trimestre de 2012 em relação ao trimestre anterior. Os investimentos caíram 0,7% no período.

Segundo Carlos Cavalcanti, assessor econômico da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o segmento espera melhora nas vendas no último trimestre como reflexo das medidas de estímulo adotadas pelo governo e da redução da taxa de juros.

"Se isso acontecer, começamos a acender a luz verde (para os investimentos)", diz. A previsão é que os projetos comecem a sair da gaveta entre o segundo e o terceiro trimestres do próximo ano.

Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), adota o mesmo tom de cautela.

Segundo ele, o setor espera a "maturação" das medidas do governo, neste semestre, e a melhora das vendas, impulsionada pelas festas do fim de ano, para voltar a investir. "O espírito animal do empresário também é racional. Ele só investe quando vê segurança no médio e longo prazos."

PARA BAIXO

Ao lado de eletrônicos, veículos, calçados e farmacêuticos, vestuário foi uma das atividades que mais puxaram para baixo o PIB industrial no segundo trimestre.

Além de sofrerem mais com a concorrência externa, esses segmentos acumularam estoques elevados por causa da freada do consumo ou não conseguem exportar mais diante da crise.

Para Silvia Matos, economista da FGV, a queda acentuada da indústria mostra que os problemas do setor não são apenas conjunturais. "É preciso aumentar a competitividade com reformas, melhor infraestrutura e investimentos." (MARIANNA ARAGÃO, GUSTAVO PATU E PEDRO SOARES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.