Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bope testa aparelhos para morros do Rio

DE SÃO PAULO

A Skydrones anuncia para "breve" seu vant para segurança pública, no Rio Grande do Sul. E no Rio já estão em teste os três vants do Bope, o Batalhão de Operações Policiais Especiais.

Foram desenvolvidos como pesquisa básica no laboratório de pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia, que "pegou como inspiração o trabalho" da tropa de elite da PM nos morros.

"Você manda os soldados para uma comunidade, em becos e ruelas, eles podem sofrer uma tocaia, uma emboscada", afirma o major Jacy Montenegro Magalhães Neto, professor do IME e gerente do projeto.

"Quando manda um vant na frente, ele enxerga o que os soldados não enxergam. Pensamos o vant como uma forma de poupar essas vidas. Vai cair, vai ter avião tomando tiro, mas não é tripulado."

O projeto foi financiado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio), daí a doação dos protótipos ao governo fluminense. Mas o IME vem sendo procurado por outros órgãos de segurança pública. "Pretendemos fazer um projeto, num futuro próximo, inspirado no trabalho da PM da Bahia", diz Magalhães, dizendo que o capitão baiano Arlindo Bastos já acompanha os testes.

Autor de estudos sobre vants, Bastos acrescenta que, "na ocupação de favelas, por exemplo, para implantação das UPPs, as autoridades policiais podem direcionar melhor suas tropas, para evitar balas perdidas".

(NS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.