Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entenda por que a rentabilidade dos bancos ficou menor

DE SÃO PAULO

Os bancos brasileiros sempre deram um retorno altíssimo aos acionistas, explorando as margens elevadas de ganhos na intermediação financeira. Captavam dinheiro oferecendo taxas baixas ao aplicador e depois emprestava cobrando juros altos a outro cliente.

Medido pela rentabilidade patrimonial, o indicador de retorno do capital investido pelo acionista nos bancos passava de 20% no país, enquanto no restante do mundo não chegava a 10%.

Esse indicador é o que melhor pode ser comparado com os juros do país, o piso de aplicação sem risco.

Com a redução nos juros e o estreitamento das margens de ganho na intermediação financeira, chamado também de spread bancário, a rentabilidade do setor bancário deverá recuar para patamares mais comedidos nos próximos anos.

Isso tem provocado críticas dos analistas de mercado que cobram recuperação de margens dos bancos.

Para contornar o estreitamento de margens, os bancos apostam no aumento do volume das operações de crédito, maior controle do calote, diversificação de receitas oferecendo serviços e ganho de eficiência.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.