Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém das Commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Seca aumenta negociações no mercado futuro

A seca também afeta os mercados futuros. O mercado fica mais nervoso, aumenta a volatilidade, os preços sobem e as negociações têm ritmo maior.

A avaliação é de David Lehman, diretor de pesquisa e de novos produtos do grupo CME, de Chicago, principal e mais diversificado mercado de derivativos global.

As Bolsas do grupo têm ativos referenciados em taxa de juros, índices de ações, câmbio, energia, commodities agrícolas, metais, clima e mercado imobiliário.

Os preços altos de alguns produtos reduzem a demanda, levando os consumidores para outros produtos, principalmente nos agrícolas.

Lehman diz que a participação dos fundos de investimentos é grande nas negociações, mas "pesquisas indicam que não são eles que elevam os preços".

As negociações atuais de milho e trigo, por exemplo, têm aumento de 42% em relação às do ano passado. Já a soja tem elevação de 32%.

Lehman diz que "virão novidades pela frente na parceira da CME com a BM&FBovespa". Essas novidades são a adoção de listas cruzadas entre as Bolsas. Além da negociação do índice Ibovespa na CME, a BM&FBovespa trará os contratos de soja, petróleo e o S&P para o Brasil.

O lançamento de contratos futuros de Ibovespa, em dólares, na CME está programado para 22 de outubro. O Ibovespa é um índice composto por 69 ações negociadas na BM&FBovespa.

"Virão novidades na parceria entre o grupo CME e a BM&FBovespa"

"Pesquisas indicam que os fundos de investimentos não elevam preços"

DAVID LEHMAN

diretor de novos produtos da CME

Revisão A safra norte-americana de soja deve ficar em 71,69 milhões de toneladas na safra 2012/13, a menor desde 2003, apontou ontem o Usda (Departamento de Agricultura dos EUA).

Em alta O número representa uma alta de apenas 2% em relação à estimativa de agosto. O mercado reagiu ao novo relatório com preços em alta. A soja avançou 2,61% em Chicago, para US$ 17,40 o bushel.

Recorde Para o Brasil, o Usda estima produção recorde de 81 milhões de toneladas de soja e exportações de 39 milhões, alta de 10% ante a safra 2011/12.

Milho Para o milho, o Usda prevê produção de 272,49 milhões de toneladas, projeção 0,5% inferior à de agosto. O cereal caiu 1,44% ontem em Chicago.

Efeito As exportações brasileiras de milho devem atingir 15 milhões de toneladas, estima o Usda.

Brasil deve assumir liderança no café conilon

Líder mundial na produção de café arábica, o Brasil poderá assumir também a liderança na de café conilon. Enquanto os produtores brasileiros aumentam rapidamente a produtividade, os vietnamitas -os líderes atuais nesse tipo de café- têm problemas com seca e variedades de produto.

Guilherme Braga, diretor geral do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café), avalia que o Brasil poderá assumir essa liderança em três a cinco anos.

Segundo a Conab, a produção nacional de café conilon vem evoluindo. Saiu de 7,6 milhões de sacas em 2004/5 para 12,5 milhões em 2012/13.

Na avaliação do mercado, no entanto, essa produção já supera 15 milhões de sacas. A do Vietnã está entre 17 milhões e 19 milhões de sacas.

Com TATIANA FREITAS

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.