Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo conector do iPhone 5 deixa milhões de cabos sem utilidade

Apple, que vai vender o adaptador, afirma que mudança permitiu tornar o aparelho mais fino

Centenas de empresas que vendem acessórios da companhia podem ser favorecidas pela alteração no celular

BRIAN X. CHEN
DO “NEW YORK TIMES”

O iPhone 5 tem muitos recursos novos que manterão felizes os fãs da Apple. Mas uma das características do aparelho revelado pela empresa na última quarta-feira provavelmente causará irritação a muitos: o conector na base do aparelho.

A porta Lightning, como a Apple a chama, é menor e diferente da entrada anterior, o que torna instantaneamente obsoletos milhões de cabos de recarga, aparelhos de som e rádios-relógios conectáveis ao iPhone acumulados pelos usuários ao longo dos anos.

Embora irritante para alguns, o conector Lightning pode favorecer centenas de empresas que vendem acessórios para iPhone e iPad.

"A Apple está testando a paciência de seus fãs", disse Tero Kuittinen, analista independente e vice-presidente da Alekstra, companhia que ajuda clientes a gerir os custos de seus celulares.

"Muitos fãs da Apple dispõem de diversos acessórios diferentes e usam o velho sistema, de modo que a mudança custará caro para um grande número deles", disse Kuittinen. "Os fabricantes de acessórios devem estar muito felizes", acrescentou.

A Apple, que vai vender cabos para o Lightning e adaptadores de US$ 30 que conectarão o novo modelo a muitos dos velhos acessórios, evidentemente vai lucrar com a mudança. A companhia afirma que o conector menor permitiu tornar o aparelho mais fino para usar o espaço adicional no interior do modelo de modo mais eficiente.

Os acessórios para produtos da Apple já são um negócio vasto e lucrativo. Nos últimos 12 meses, produtos para o iPad, iPod e iPhone, entre os quais alto-falantes, capas e carregadores, geraram US$ 2 bilhões em vendas só nos Estados Unidos, de acordo com o NPD Group, uma companhia de pesquisa.

Para não criar produtos que se desatualizam muito rápido, os fabricantes de acessórios precisam observar a Apple com tanta atenção quanto analistas de mercado e jornalistas. A companhia, conhecida pela cultura de sigilo, em geral mantém os fabricantes desinformados antes de lançar modelos.

vazamentos

As companhias confiam em vazamentos de informações pelos parceiros industriais da Apple na Ásia, ou de rumores sobre os aparelhos que surgem nos blogs que acompanham a empresa.

No dia em que um novo modelo da companhia é anunciado, eles assistem às reportagens sobre o evento e esperam que as especificações sejam fornecidas pela Apple, detalhando as mudanças, antes que possam alterar seus produtos nas linhas de montagem chinesas.

A Griffin Tecnology, uma companhia de Nashville (EUA) que produz acessórios para modelos Apple, disse que já nos primeiros momentos do lançamento do iPhone 5 seu pessoal estava realizando alterações finais de design em sua oficina de protótipos.

Muitos dos funcionários da Griffin já haviam deixado os EUA rumo à China, para estar lá e comandar as mudanças quando o iPhone 5 foi anunciado.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.