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Outro lado

Empresas dizem ter diminuído número de queixas

DE SÃO PAULO

Segundo a Oi, "em 2011, as reclamações correspondiam a 0,01% do total de clientes". A empresa afirma ainda que, entre 2010 e 2011, registrou queda de 15,7% nos atendimentos nos Procons do país filiados ao Sindec/DPDC.

A LG cita investimentos e diz ter reduzido o número de reclamações em 50%, se comparado a 2011.

A Claro informa que avalia o resultado do estudo e que está à disposição para atender as reclamações.

O Itaú diz ter melhorado "a posição na lista, passando da 2ª para a 4ª colocação" na comparação de 2011 e 2012.

Já a Máquina de Vendas (holding que controla Ricardo Eletro e Insinuante) informa que diminuiu em 57% as queixas em relação a 2011.

A AES Eletropaulo afirma que as reclamações não atendidas são as classificadas como improcedentes. Segundo a distribuidora, o Procon não acata conclusões apresentadas por ela.

A TAM, por sua vez, diz que os problemas não são solucionados pela "falta da documentação necessária para comprová-los".

O Carrefour afirma que o número divulgado refere-se à soma de dois negócios distintos: lojas física e virtual.

(ANA KREPP E FERNANDO SILVA)

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