Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coca-Cola atrai maior fábrica do mundo de garrafa PET ecológica

Embalagem será produzida em nova unidade em Araraquara

DE SÃO PAULO

A Coca-Cola Brasil anuncia hoje planos de expandir para todas as suas garrafas PET o uso de plástico de origem vegetal, feito de etanol.

Para que isso se torne possível, a empresa indiana JBF fará em Araraquara a maior fábrica do mundo da resina bioMEG, principal ingrediente do vasilhame ecológico.

A iniciativa permitirá à Coca-Cola expandir o alcance da sua PlantBottle, lançada em 2009 com produção de 10 bilhões de unidades. O uso da embalagem em 24 países eliminou quase 100 mil toneladas de emissões de dióxido carbono, o equivalente a 200 mil barris de petróleo, de acordo com dados da Coca.

A resina bioMEG será produzida a partir de cana-de-açúcar. O projeto é visto como um alento para o setor sucroenergético paulista, que enfrenta uma forte queda na demanda por etanol no mercado brasileiro.

O investimento é de R$ 814 milhões e a previsão é que 80% de produção seja destinada à exportação. A meta da Coca-Cola é adotar a tecnologia em todas as garrafas do portfólio até o final 2015.

A viabilização do projeto contou com o apoio da Investe São Paulo e o anúncio será feito no Palácio dos Bandeirantes. A fábrica deve gerar 150 empregos diretos e 1.500 indiretos. A expectativa é iniciar a produção em 2015.

(MARIANA BARBOSA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.