Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pequeno deve trabalhar com foco, diz consultor

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pequenos empresários sabem que precisam de marketing, mas tendem a confundi-lo com propaganda, afirma o consultor do Sebrae-SP José Carmo.

Porém, ele diz, "marketing é tudo o que você faz para entender, conquistar e manter clientes comprando".

As ações de comunicação devem ser feitas depois de estabelecido um plano de marketing, que deve ser escrito (veja acima). É preciso ter claro quem são os consumidores em potencial e onde eles estão, explica.

"O pequeno não precisa de grandes investimentos em televisão. Se trabalhar com foco não terá como errar", diz.

Mas alerta: "Ele não pode tocar um negócio sem conhecer o mercado".

PERSONALIZADO

Consultorias e agências menores têm focado no atendimento a pequenas e médias empresas.

Adriana Vizzone, da Duopo, diz que geralmente os próprios empresários procuram o serviço, ainda sem saber bem o que pode ser feito.

"No começo, eles não veem benefício. Fazemos com coisas simples, como estabelecer rotinas de relatórios."

Diz que, para este público, usa uma linguagem diferente, sem termos em inglês. "Conforme o empreendedor percebe o resultado, começam a oferecer outros serviços, como estudos geográficos e pesquisa de mercado".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.