Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atividade

Faturamento da indústria cresce mais do que produção em agosto

DE SÃO PAULO - O faturamento da indústria teve forte crescimento em agosto, a despeito de um ritmo de atividade ainda moderado nas fábricas.

Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados ontem, o faturamento aumentou 4,8% em agosto, ante julho. Foi o maior crescimento mensal desde dezembro de 2009.

Já a utilização da capacidade instalada não se alterou e permaneceu em 80,9%. O número de horas trabalhadas também teve comportamento modesto e só aumentou 0,7% na mesma comparação.

Segundo Flávio Castelo Branco, gerente de política econômica da CNI, o descompasso entre faturamento e produção é resultado da venda de produtos que estavam em estoque. Mas também indica a presença de importados nas vendas da indústria.

"Aumentou muito o uso de componentes e produtos importados no setor, e também a participação de importados acabados", diz Castelo Branco. "A mudança no câmbio demora para alterar o mix de fornecedores."

O resultado mostra que a produção local ainda enfrenta dificuldades para competir com o produto estrangeiro, mesmo com o dólar mais caro e benefícios fiscais.

A expectativa do economista da CNI, entretanto, é que o aumento do faturamento incentive a produção local e estimule investimentos. Ele observa que a compra de máquinas e equipamentos está fraca, assim como decisões de expansão da produção, mas diz que os juros baixos e a redução de custos dão confiança para que o empresário volte a investir.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.