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Empresária russa faz sucesso com importação de açaí

A ascensão da classe média e a recente mudança nos hábitos de consumo na Rússia deram espaço a um produto típico brasileiro: o açaí. Mas quem explora essa oportunidade de negócios é uma jovem empresária russa.

Maria Lobova, 30, foi apresentada ao açaí por um amigo que conheceu a fruta em visita ao Brasil. Não só se tornou fã do produto, como também decidiu levá-lo à Rússia.

A empresária, que já trabalhava com a importação de vinhos, começou a comprar açaí em abril de 2011.

Segundo Maria, Moscou viu a abertura de centenas de academias, spas e lojas de alimentos saudáveis.

É aí que o açaí se encaixa. O público-alvo são moradores das grandes cidades com estilo de vida agitado, entre 21 e 45 anos. Normalmente são solteiros ou recém-casados, frequentadores de academias, e de alta renda -um pacote de 90 gramas de açaí congelado custa US$ 30.

Maria não divulga o seu faturamento, mas a quantidade de parcerias fechadas evidencia o sucesso do negócio.

Sua empresa, batizada de Açailosophy, hoje fornece açaí para a maior rede de cafés, a Shokoladnitsa, com mais de 200 lojas no país, e para a principal rival, a Tanuki, que possui 45 "coffee shops" em Moscou.

Também é parceira da única rede de produtos funcionais do país e coloca o seu açaí na única rede de supermercados orgânicos de Moscou. O produto também é vendido congelado ou em cápsulas, pela internet, que responde por cerca de 25% das vendas.

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