Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Consumidor diminui saídas para compra

DE SÃO PAULO

Para equilibrar o orçamento, as famílias diminuíram as idas aos supermercados e passaram a dar mais atenção ao planejamento antes de ir às compras.

Há dois anos, as famílias com renda média de cerca de R$ 2.030, que representam 24% da população, faziam em média 13 visitas por mês ao varejo tradicional (inclui supermercados, lojas e farmácias, por exemplo).

Neste ano, os brasileiros da chamada nova classe média (classe C) saíram de casa em média 11 vezes ao mês para ir às compras.

Entre as famílias de renda mais alta, o comportamento foi o mesmo. Na classe AB, com renda média de R$ 4.372, as idas passaram de 11 para 10 neste ano.

MENOS VEZES

Na faixa de renda de R$ 1.400, os consumidores também diminuíram a ida aos pontos de venda de 13 para 12 neste ano.

"Mesmo com mais acesso ao crédito, o que se nota é uma cautela com o consumo", diz Christine Pereira, diretora da Kantar, consultoria especializada em consumo que estuda o comportamento dos consumidores no estudo "Consumer Watch".

A consultoria utiliza a definição usada pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) para classificar as classes sociais por faixas de renda. Por essa classificação, são considerados como critérios a posse de bens, o grau de escolaridade e as condições de vida nos domicílios das famílias.

(CR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.