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Após fusão, voo Webjet passa a ter preço de Gol

Integração do sistema de vendas de bilhetes apontou aumento da tarifa

Analistas afirmam que aumento era esperado; Cade diz que aprovação da compra não previa manutenção de preços

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
THIAGO SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Gol acabou na última semana com a principal marca da Webjet: a venda de passagens aéreas mais baratas.

O site da companhia foi desativado há uma semana. As vendas desde então ocorrem pelo site da Gol.

Agora, os voos da Webjet exibidos no novo site têm preços de Gol, mais altos.

A Folha comparou cinco voos da Webjet, todos a partir do aeroporto de Guarulhos, com saída a partir de 11 de janeiro, daqui a mais de dois meses.

O trecho Guarulhos-Salvador pela Webjet estava à venda por R$ 171,90. Em setembro, quando ainda era companhia ultra-low cost (superbaixo custo), ida e volta saíam por R$ 191. No trecho Guarulhos-Galeão, era R$ 197,90 em 11 de janeiro, ante R$ 107, ida e volta, em setembro.

Questionada, a Gol declarou que "a precificação [das passagens] é dinâmica".

Embora a extinção da política de superbaixos preços reforce críticas de que a Gol teria comprado a Webjet para tirar uma concorrente do mercado e não para passar a explorar o nicho de passagens baratas, analistas afirmam que o aumento era esperado.

Dificilmente a companhia aérea poderia repetir a política de preços da Webjet, que estaria operando com prejuízo em alguns voos.

"As tarifas, em geral, tiveram redução de 60% nos últimos oito anos e, hoje, tudo aponta para um cenário de crescimento dessas tarifas", aponta Lucas Arruda, da Lunica Consultoria.

"A Gol, entretanto, deve manter boa parte dos antigos clientes da Webjet, que passarão a optar pelo parcelamento dos bilhetes", completa Arruda.

O Cade autorizou a compra da Webjet pela Gol há duas semanas, condicionando-a a um termo de compromisso. Pelo acordo, a companhia não poderá ter mais do que 15% de cancelamentos de uso de slots (horários para realizar pousos e decolagens) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em razão da forte presença da Webjet nesse terminal.

Segundo o Cade, o acordo não prevê nenhuma regulação da política de preços da companhia.

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