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Aerolíneas quer aeroporto central de Buenos Aires só para ela, diz jornal Se plano vingar, TAM e Gol terão de voar só de Ezeiza, a 35 km do centro MARIANA BARBOSADE SÃO PAULO Com prejuízos diários de US$ 2 milhões, a Aerolíneas Argentinas quer melhorar seu desempenho afastando a concorrência para o aeroporto internacional Ezeiza, a 35 quilômetros de Buenos Aires. TAM, Gol, LAN e outras companhias da América do Sul operam hoje no aeroporto central de Buenos Aires, o Aeroparque Jorge Newbery. Segundo a imprensa argentina, a direção da Aerolíneas, controlada pelo governo, planeja que o Aeroparque fique restrito a voos domésticos e regionais da Aerolíneas e de sua subsidiária, a Austral. Até mesmo jatos executivos e aviões da Força Aérea seriam transferidos para Ezeiza ou para um terceiro aeroporto, o San Fernando. O projeto ainda não foi apresentado oficialmente para as autoridades do setor aéreo do país, mas, segundo o jornal de economia "Cronista", está na mesa da presidência da Aerolíneas. Procurada pelo "Cronista", a Aerolíneas não se manifestou. O aeroporto argentino recebe 295 voos por dia, sendo 190 da Aerolíneas e da Austral. A segunda maior operadora é a LAN Argentina, com 55 voos. TAM e Gol realizam seis voos por dia cada uma. Até 2010, TAM e Gol voavam de Ezeiza. Mas, depois que o governo argentino permitiu que a Aerolíneas voasse para o Brasil a partir do Aeroparque, em março de 2010, as companhias aéreas brasileiras passaram a reclamar tratamento igualitário. Analistas acreditam que o principal alvo da medida é a LAN Argentina. Em dezembro passado, a Anac, agência de aviação civil da Argentina, revogou a autorização da LAN para voar do Aeroparque para Santiago do Chile ou São Paulo. A Anac justificou a medida argumentando que o aeroporto estava lotado. No entanto, dias antes a Austral recebeu autorização para realizar voos para o cone Sul. Ainda segundo o "Cronista", é quase certo que TAM e Gol tenham que voltar para Ezeiza quando acabarem as obras de ampliação do aeroporto, que hoje concentra voos de longo curso e voltará a receber voos regionais (América do Sul). Procuradas, TAM e Gol disseram que não foram notificadas oficialmente e que, portanto, não iriam comentar. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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