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Imposto na nota pode fazer cliente repensar compra

Para especialista, impacto da informação levaria a consumidor substituir marca para baixar custo final

"Para prestar atenção no imposto, só com a Carminha falando em horário nobre", diz presidente do IBPT

DE SÃO PAULO

Explicitar o imposto na nota fiscal, como prevê a campanha "Hora de Agir" lançada pelas associações comerciais paulistas, pode influenciar até o comportamento dos consumidores.

"Ao observar a informação na nota e sentir o peso no bolso, ele pode trocar de produto ou até de marca para tentar baratear o custo final", diz Dayane Amaro, especialista em tributos da consultoria Crowe Horwath Brasil.

A tendência pode ocorrer principalmente com importados e mercadorias de marcas reconhecidas. "Eu mesma me espantei com o carga tributária do iPhone. É metade do preço final."

Em diferentes faixas de renda, o comportamento do consumidor tende a ser o mesmo. "Como ele não tem noção do que paga de imposto e a marca tem um peso na composição de preço, ele pode tentar minimizar a carga tributária fazendo a substituição de marcas, por exemplo", diz a executiva.

Até na hora de ter contato com o tema o consumidor se surpreende e reage.

"É até engraçado ver as senhoras idosas soltarem pequenos palavrões quando ficam sabendo que em um pedaço de alcatra pagam mais de 40% de imposto", diz Marduk Duarte, presidente da confederação dos jovens empresários e organizador do Feirão Nacional do Imposto. O mais recente foi em setembro em 15 Estados e DF.

"O brasileiro nem pega nota fiscal. Para prestar atenção no imposto, só com a Carminha falando em horário nobre. Fica a dica para a próxima novela", diz João Eloi Olenike, presidente do IBPT.

(CR)

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