Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Viracopos prevê investimento extra e 'devolve' 273 funcionários

Consórcio assume amanhã a gestão de aeroporto de Campinas

DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

O Consórcio Aeroportos Brasil, que a partir de amanhã vai assumir a gestão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), anunciou investimentos de R$ 50 milhões em uma pista auxiliar e na conclusão da pista de taxiamento.

A empresa vai também dispensar um terço dos trabalhadores da Infraero que recebeu. Os 273 funcionários voltarão a trabalhar na estatal e serão realocados. Parte das vagas será preenchida por contratados diretamente pela concessionária.

Campinas tem hoje uma pista de pouso e decolagem e usa para taxiamento uma pista que havia sido projetada para ser a auxiliar, mas não chegou a ser concluída.

Segundo o diretor do conselho do consórcio, João Santana, a ideia é aumentar a largura e o cumprimento dessa pista para que ela possa ser realmente usada como auxiliar, recebendo aviões de médio porte.

Para taxiamento, será complementada uma pista que estava sem uso. Essas obras não estavam previstas no contrato, que prevê que o consórcio gastará cerca de R$ 9,5 bilhões em obras na unidade nos próximos 30 anos.

Em outubro, por causa da quebra de uma aeronave, o aeroporto ficou por 45 horas fechado, cancelando cerca de 500 voos e prejudicando cerca de 25 mil passageiros.

"Se houvesse a pista [quando houve o acidente], nenhum voo da Azul seria cancelado", disse Santana. A empresa aérea tem 85% dos voos comerciais do aeroporto.

Santana também informou que a alemã Munique Airports continua dando consultoria na administração, mas uma possível sociedade entre as duas empresas depende de uma decisão dos estrangeiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página