Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

1/4 dos empresários pretende elevar salário

Resultado no Brasil para 2013 só perde para o no Chile, diz pesquisa feita em 40 países

DE SÃO PAULO

Um em cada quatro empresários brasileiros planeja conceder aumento nos salários acima da inflação até outubro de 2013.

O resultado, apontado em pesquisa da consultoria Grant Thornton International, está acima da média global (11%).

O Brasil só perde para o Chile, onde 36% dos executivos consultados (presidentes, diretores e funcionários em cargos de destaque nas companhias entrevistadas) responderam que devem dar aumento real aos funcionários.

"Chama a atenção o fato de 27% dos executivos brasileiros planejarem dar aumentos acima da inflação. Isso reflete mais a necessidade de as companhias reterem a mão de obra qualificada do que o momento econômico", afirma Leandro Scalquette, sócio da consultoria Grant Thornton no Brasil.

Entre as 300 companhias brasileiras consultadas, 63% informaram que pretendem ao menos conceder reajustes para repor a inflação nos salários e 5% não têm intenção de dar aumento real.

Indústria, setor de serviços financeiros e construção civil estão entre os setores que devem continuar concedendo reajustes acima da inflação.

Levantamento do Dieese já apontou que, no primeiro semestre de 2012, quase a totalidade dos reajustes salariais (97%) de categorias com negociações que são acompanhadas pelo banco de dados da entidade (370) incorporou ganhos reais aos salários.

Em média, o ganho real dos salários foi de 2,23% acima do INPC, do IBGE, o indicador mais usado nas negociações salariais.

SEGUNDA ETAPA

O mercado de trabalho passou por uma fase de contratação de profissionais e, agora, alguns consultores e especialistas acreditam que haverá um ajuste em torno das admissões.

"A segunda etapa do processo é valorizar os empregados", afirma Scalquette.

O estudo aponta ainda que 38% das empresas brasileiras contrataram nos últimos 12 meses, o que representou queda de 11 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2012. (CR)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página