Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Primeiro jornal do mundo feito só para tablets deixará de existir

Sem conseguir atrair leitores, americano 'The Daily' deixará de ser publicado no dia 15 deste mês

Segundo grupo News Corp., que passa por reestruturação, parte dos funcionários irá para o 'New York Post'

DE SÃO PAULO

O "Daily", primeiro jornal do mundo feito exclusivamente para tablets, deixará de existir no dia 15, informou ontem a News Corp., empresa de mídia e entretenimento do bilionário Rupert Murdoch e dona da publicação.

O "Daily" foi lançado em fevereiro do ano passado sob a promessa de revolucionar a forma como o leitor consome jornais no mundo.

Em comunicado, Murdoch afirmou que a empresa não conseguiu atrair público suficiente para "tornar o modelo de negócios da publicação sustentável a longo prazo".

A empresa não divulga números, mas estima-se que o jornal teria 100 mil assinantes -na época do lançamento, Murdoch disse que seriam necessários 500 mil para o jornal não perder dinheiro.

Parte da equipe do jornal será transferida para o "New York Post", que também pertence ao grupo de Murdoch.

Segundo a empresa, a marca The Daily deve sobreviver em "outros canais" de comunicação do conglomerado.

REESTRUTURAÇÃO

A News Corp. também revelou ontem detalhes sobre sua divisão em duas empresas distintas, conforme anunciado em junho.

O braço editorial da companhia, a News Corporation, será dirigido por Robert Thomson, ex-Dow Jones e Wall Street Journal.

Já a parte focada em entretenimento, a Fox Group, terá no comando Chase Carey, vice-presidente do grupo, com James Murdoch (filho de Rupert), 39, como chefe de operações.

Na nova fase do conglomerado que é avaliado em cerca de US$ 60 bilhões, Rupert Murdoch atuará como presidente do conselho das duas novas empresas, e a sua família manterá o controle sobre os empreendimentos.

"Vamos construir a nossa missão tradicional de informar, entreter e melhorar a vida dos leitores e espectadores de todo o mundo", disse Murdoch no comunicado divulgado ontem.

A News Corp. é proprietária, entre outros, do "Wall Street Journal" (o jornal de maior circulação dos Estados Unidos), dos jornais britânicos "The Times" e "The Sun" e da produtora de cinema 20th Century Fox.

No ano passado, o grupo se envolveu em um escândalo de escutas telefônicas no Reino Unido que resultou no fim do jornal "News of the World".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página