Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sistema seguro só com luz mais cara, diz ONS

Segundo órgão, é preciso equilíbrio entre segurança e custo ou tarifa vai subir 'assustadoramente'

DE BRASÍLIA

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que garantir segurança total ao sistema elétrico elevaria muito a tarifa.

Ele afirmou que hoje a Aneel e o Ministério de Minas e Energia selecionam, entre as várias obras recomendadas pelo ONS, apenas as prioritárias, para evitar assim que a conta de luz aumente muito.

"A Aneel não pode colocar todas as obras que a gente recomenda ao mesmo tempo, se não a tarifa vai lá para cima. Precisa ter um equilíbrio entre segurança e custo", afirmou o diretor.

"Aqui eu vou correr um pouco mais de risco, aqui não vou, para não deixar o preço subir assustadoramente."

Segundo Chipp, os leilões da Aneel para construção de linhas de transmissão costumam oferecer apenas oito ou nove linhas, embora a recomendação do órgão seja maior. Quanto mais linhas, menor o risco, pois a transmissão de energia fica concentrada em menos canais.

Para o diretor, o custo alto de uma segurança "total" do sistema geraria reclamações dos consumidores.

"É igual quando você faz seguro de carro. De acordo com suas posses, tem gente que faz seguro total, outros fazem seguro parcial. Quanto mais caro você paga, mais seguro você tem."

Apesar de ter negado que a falta de manutenção tenha causado o apagão deste fim de semana, ele reconheceu que algumas subestações, como a de Itumbiara (responsável pelo apagão que atingiu 12 Estados no sábado passado), são antigas e não têm a configuração necessária para as necessidades atuais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página