Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa promete treinamento para 900 engenheiros

DE BRASÍLIA

O empresário Terry Gou, presidente-executivo da Foxconn, prometeu ao Palácio do Planalto treinar 900 engenheiros brasileiros em Taiwan para trabalhar no que pode ser a futura fábrica de telas para televisores no Brasil.
O treinamento será feito em três etapas. Cada uma com 300 engenheiros, preparados durante seis meses. Pelo cronograma inicial, a seleção dos primeiros candidatos será feita até o fim do ano. Segundo especialistas, cada fábrica de telas da Foxconn demanda 3.000 engenheiros.
Pela tecnologia atual, uma fábrica de telas de televisores não tem capacidade de fazer o mesmo tipo de produto para tablets e smartphones.
A tecnologia usada pela Foxconn foi desenvolvida pela sua sócia Chimey Inolux, que atualmente desenvolve um tipo de tela dobrável.
As negociações são acompanhadas de perto pela presidente Dilma Rousseff, que observa o negócio como uma forma de o país atrair e absorver um tipo de tecnologia de ponta concentrada na Ásia.
Um assessor presidencial afirma que Dilma e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, têm o assunto como prioritário.
Superada a fase de montagem de engenharia societária e financeira, a etapa seguinte será a escolha do local da fábrica.
Seis Estados disputam o investimento: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Bahia, Pernambuco e Paraná.
Um técnico envolvido nas negociações diz que a escolha do local é complexa. A fábrica de telas sensíveis é ultramoderna. Tem de ser construída em solo não sujeito a oscilações e receber a garantia de fornecimento seguro de energia e água pura.
Gou já disse que deseja uma em um local próximo de região metropolitana e de um aeroporto, para facilitar a distribuição dos produtos e o recebimento de matéria-prima. (VALDO CRUZ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.