Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Operação cria constrangimento no governo

DE BRASÍLIA

Antes de ser oficializada, a manobra contábil usada pela equipe econômica para fechar as contas de 2012 foi apresentada em detalhes para Dilma Rousseff.

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, explicou pessoalmente como seria feita a operação que envolveu um vaivém de títulos, ações e dinheiro entre o Tesouro, BNDES, Caixa Econômica e o Fundo Soberano.

Apesar do aval da presidente, a estratégia, que começou a ser colocada em prática nos últimos dias do ano e foi concluída nesta semana, criou constrangimento na equipe econômica a ponto de ninguém ir a público explicar as medidas. Nem o Tesouro, que tecnicamente é o responsável pela manobra.

As medidas começaram a ser publicadas no "Diário Oficial da União" em 28 de dezembro. Ontem, pela primeira vez, Augustin falou sobre a complexa estratégia e sem dar detalhes. E foi o único.

"Assim como ele [Fundo Soberano] foi uma despesa [quando criado], na volta é uma receita. Por enquanto, é isso. Por enquanto tivemos de volta a poupança", sintetizou ao chegar ao ministério e ser abordado por jornalistas.

Para o Planalto, isso foi suficiente para explicar a medida. Arno falou em nome do governo, informou o palácio.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que esteve ontem em São Paulo, não se pronunciou sobre o assunto.

Durante a negociação da manobra fiscal, parte da equipe econômica se mostrara contrária à medida e defendia que o governo não cumprisse oficialmente a meta de 3,1% do PIB para o abatimento da dívida pública. Argumentou-se que o novo artifício acabaria com a credibilidade da política fiscal.

Alegava-se que havia como justificar o não cumprimento: 2012 foi um ano atípico, de baixo crescimento, que precisou de estímulos como redução de tributos para reagir aos impactos da crise.

Dilma, porém, não compartilhou dessa ideia. Segundo assessores, ela fez questão de cumprir a meta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página