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Receita com circulação do 'NYT' supera a de publicidade

Assinatura digital ajuda a elevar faturamento

DE SÃO PAULO

Pela primeira vez em um ano fechado, a receita do grupo The New York Times Company com a venda de jornais -nas mídias impressa ou digital- ultrapassou a obtida com publicidade.

O grupo, que edita os jornais "The New York Times", "The Boston Globe" e "The International Herald Tribune", viu sua receita com circulação crescer 10,4% em 2012, para US$ 952,9 milhões.

Já o faturamento com publicidade caiu 5,9%, para US$ 898,1 milhões.

Segundo a companhia, o crescimento da receita com circulação se deveu principalmente ao aumento das assinaturas on-line e também a um reajuste no preço de capa do jornal impresso, ocorrido na primeira metade do ano passado.

O "NYT" implantou, em março de 2011, um sistema inovador de cobrança de conteúdo digital, que mudou toda a discussão sobre o futuro dos jornais na internet.

Chamado de "paywall poroso", oferece ao leitor acesso gratuito a um número limitado de reportagens no computador, no tablet e no smartphone.

Para usufruir de todo o conteúdo digital, é necessário pagar uma assinatura.

A Folha adota o sistema desde 2012.

O número de assinantes digitais do "New York Times" e do "Herald Tribune" subiu 13% no quarto trimestre ante o terceiro. Ao fim do ano, eram 640 mil leitores.

No ano, o lucro do grupo ficou em US$ 133 milhões, revertendo o prejuízo registrado em 2011.

A receita com publicidade digital do grupo subiu 0,2%, para US$ 214,8 milhões.

A participação da receita com publicidade digital no total das receitas publicitárias da companhia subiu para 23,9%, ante 22,5% em 2011.


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