Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Renovação dos canaviais aumenta e rendimento da cana será maior no ano

O rendimento agrícola dos canaviais da região centro-sul deverá crescer de 7% a 9% nesta safra 2013/14. A previsão é da consultoria Datagro, que condiciona essa alta à manutenção das condições climáticas próximas às que ocorrem normalmente.

Os produtores estão otimistas. O clima foi favorável no ano passado à cana em formação e o aumento de área com renovação reduziu a idade média dos canaviais.

Com isso, a infestação de ervas daninhas é menor. Esse balanço de fatores gera expectativas de um rendimento agrícola melhor para 2013/14, segundo a Datagro.

Dados da consultoria indicam uma renovação de 20,5% dos canaviais na região centro-sul, taxa superior à média de 15% nos últimos 12 anos.

Devido à oferta maior de cana, a moagem deverá ficar entre 580 milhões e 590 milhões de toneladas no ciclo 2013/14 na região centro-sul. Na safra que se encerra foram 536 milhões de toneladas.

A safra chega ao fim e as usinas promovem reajustes de preços do etanol. Nesta semana, negociaram o litro de álcool hidratado a R$ 1,2616, com alta de 2,25% em relação à semana anterior. Já o litro do anidro foi a R$ 1,3509, com alta de 0,3%. Esses valores não contêm impostos.

O aumento de preços nas usinas e o recente reajuste da gasolina promovido pelo governo fizeram o álcool hidratado acumular alta de 5% nos postos de abastecimento da cidade de São Paulo. No mesmo período, a gasolina teve reajuste de 6% para os consumidores, mostra a Folha.

Carnes A China confirmou ontem a permissão para seis frigoríficos brasileiros exportarem carne para o país. Segundo o Ministério da Agricultura, um deles é da área de carne suína e os outros cinco, da de aves.

Controle Lucas do Rio Verde terá um centro experimental avançado onde serão desenvolvidos estudos de eficácia biológica e fitoxicidade de agroquímicos para controle de doenças, plantas daninhas e pragas nas principais culturas do cerrado.

Culturas Parceria entre a Basf e a Fundação Rio Verde, o centro fará estudos voltados para as lavouras de soja, algodão, milho, feijão, arroz, além de outras culturas, informa a multinacional.

ALUMÍNIO
-1,10%
Ontem, em Londres

SOJA
-1,78%
Ontem, em Chicago

Exportação de carne de búfalo da Índia sobe 30%

Com forte crescimento nos últimos anos, a Índia caminha para assumir a liderança nas exportações mundiais de carne, devido ao crescimento das vendas do produto proveniente do rebanho de búfalos.
As exportações deste ano deverão somar 2,15 milhões de toneladas equivalentes carcaça, uma evolução de 30% em relação a 2012.
A produção de carne de búfalo, que subiu 12% em 2012, deverá crescer mais 14% neste ano. Os dados são do Ipcva (Instituto de Promoção de Carne Argentina).
A carne indiana tem como mercados principais os países da Ásia e da África. Vietnã e Malásia são os maiores importadores desse produto, que tem um valor inferior ao exportado pelo Brasil.

Melhoram perspectivas de plantio nos Estados Unidos

Voltou a nevar em várias regiões do Meio-Oeste dos Estados Unidos, o que reduz a preocupação de muitos produtores norte-americanos.
Os produtores estão mais otimistas porque a neve trará uma recuperação dos níveis de umidade do solo, segundo Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar.
Além de melhorar as condições no plantio de grãos na primavera, a neve permitirá também uma melhora nas lavouras de trigo de inverno, que vinham sofrendo com as altas temperaturas e a baixa disponibilidade hídrica.
Se as condições climáticas favorecerem, os norte-americanos poderão voltar aos patamares tradicionais de produção. No ano passado, tiveram forte recuo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página