Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outro lado

Empresas negam vendas fora das normas

Preço do imóvel e renda do comprador definem enquadramento no Minha Casa, Minha Vida, afirma a Caixa

DE SÃO PAULO

Para se enquadrar no programa Minha Casa, Minha Vida, o preço total do imóvel -e não somente o valor a ser financiado- precisa estar enquadrado nos limites estabelecidos, a exemplo da renda do comprador.
Procurada pela Folha, a Caixa Econômica Federal informou que o empreendimento Alphaview, da Goldfarb (comprada pela PDG), em Barueri (SP), não faz parte do programa do governo "porque o valor das unidades ultrapassa o previsto".
Por e-mail, a PDG disse que o empreendimento tem "financiamento aprovado" com a Caixa -não citando o programa Minha Casa, Minha Vida- e que os clientes têm "linhas de crédito disponíveis na mesma instituição".
A Caixa também afirmou que "não autoriza que empresas façam campanha de venda informando que o empreendimento será financiado [pelo programa do governo] se os projetos não foram aprovados pelo banco".
E que, em caso de pagamento de valores a construtoras sob a promessa de financiamento pelo programa fora das condições exigidas, "o caso foge à responsabilidade do banco", que "não tem competência de regular/fiscalizar o uso da marca do Minha Casa, Minha Vida".
A Direcional Engenharia afirmou que "todos os empreendimentos comercializados no Minha Casa, Minha Vida estão dentro do teto [de valor] permitido".
A MRV Engenharia também disse que "só coloca à venda pelo programa habitacional do governo unidades que se enquadrem às regras".
E afirmou que monitora queixas feitas por consumidores na internet e "desconhece aumento de volume de reclamações no último ano no site Reclame Aqui".
Já Tenda e Altana não responderam à reportagem até a conclusão desta edição.
precaução
Para se precaver, de acordo com o advogado Marcelo Tapai, o consumidor deve conferir, na Caixa, se o empreendimento está incluído no Minha Casa, Minha Vida. E ficar de olho nas especificações do contrato.

(CAROLINA MATOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.