Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rede virtual dá prêmio a ideias de funcionários

Programa é inspirado na Bolsa de Valores

FILIPE OLIVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma rede social corporativa desenvolvida para a Boa Vista Serviços, empresa que opera o serviço central de proteção ao crédito (SCPC), quer acabar com a inibição dos funcionários na hora de dar boas ideias.

Mais: incentiva que cada um invista nas ideias que acharem mais interessante e ganhe prêmios se forem bem avaliadas pela equipe.

Além de ter se tornado a intranet da empresa, a Rede Nós possui o programa "EmVista", inspirado na Bolsa de Valores.

Cada funcionário tem um número inicial de moedas virtuais e pode colocar, na rede, projetos que possam interessar à empresa. Eles ficam disponíveis para comentários e investimentos de colegas, por meio das moedas virtuais.

Se os projetos criados ou investidos são bem avaliados, o funcionário ganha mais moedas -como se fossem dividendos. Ao final, podem ser trocadas por prêmios (brindes e eletrônicos).

Para Edson Fregni, diretor geral da Sciere, empresa que desenvolveu a plataforma, o objetivo é permitir que todos contribuam com inovação, sem importar o cargo ocupado. "Uma ideia inovadora pode vir de um estagiário."

O modelo, afirma, leva a um achatamento das hierarquias, pois quem determina as melhores ideias é o público da empresa.

Fernando Cosenza, diretor de marketing da Boa Vista Serviços e que participou da elaboração da rede (na época como diretor de inovação e sustentabilidade), diz que mais de 500 projetos estão em discussão e avaliação.

Para ele, há diferença entre votar e investir em uma ideia. "Votar não gera um compromisso de levar o projeto adiante. Quando invisto, passo a ser um acionista."

Para a analista de planejamento Debora Hathner, 26, a rede ajuda a saber que a ideia de um funcionário será avaliada. "Até chegar a pessoa certa fica mais difícil."

Com a equipe da área comercial, ela investiu em um projeto em prática na empresa: cada empregado ganhou uma garrafa squeeze para diminuir o desperdício de copos descartáveis.

Após cadastrar nove projetos na rede, um deles já adotado na área de planos de saúde, André de Oliveira, 35, gerente regional de Belo Horizonte, resgatou um iPod como prêmio. "Sem incentivo, boas ideias ficam guardadas com os funcionários."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página