Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Usinas do Madeira mudam o perfil da capital de Rondônia

Agronegócio perde espaço em Porto Velho para indústria do setor de energia

Santo Antônio e Jirau são fator de atração para indústria se instalar no Estado, com alta de 124% de 2005 a 2010

FRANCISCO COSTA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO VELHO

Se o agronegócio ainda é atividade importante na economia de Porto Velho, são as usinas hidrelétricas que estão mudando o perfil da capital de Rondônia.

As obras das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, acabaram por atrair outros investimentos relacionados à geração de energia.

A cidade é um dos principais destinos das indústrias que se instalam no Estado. Segundo a federação da indústria local, o Estado recebeu cerca de 8.000 novos empreendimentos entre 2005 e 2010, alta de 123,5%.

A indústria respondia por 22% do PIB rondoniense em 2010, segundo o Tribunal de Contas do Estado.

Uma das indústrias atraídas pelas usinas foi a Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA), joint venture da francesa Alstom e da brasileira Bardella criada em 2008 para fabricar equipamentos para Santo Antônio e atender outros projetos.

A IMMA não ficou restrita ao Estado e se internacionalizou, fornecendo equipamentos para projetos de infraestrutura no Peru, na Bolívia, no Equador e em países da América Central.

A empresa também celebrou três contratos -com valor estimado de € 40 milhões (pouco mais de R$ 100 milhões)- com duas hidrelétricas no Canadá.

O gerente de manufatura da IMMA, Marcos César, confia na expansão internacional com o avanço do projeto da rodovia Transoceânica, planejada para ligar o Brasil ao Oceano Pacífico.

Ele defende também o uso dos rios da Amazônia para escoar a produção.

A localização estratégica é um dos atrativos de de Porto Velho para assumir papel relevante também no setor de bens de capital -segmento que produz máquinas e equipamentos usados na produção de outros bens.

As estradas e os rios da Amazônia facilitam o transporte da matéria-prima até a metalúrgica.

Ao mesmo tempo, a produção é despachada para uma série de usinas hidrelétricas que estão na região.

Entre os clientes, estão Santo Antônio; Belo Monte, no rio Xingu (Pará); Teles Pires, na divisa de Pará com Mato Grosso; Santo Antônio do Jari, no Amapá com o Pará.

REFLEXO

Uma das consequências desse avanço é que a capital de Rondônia apresenta uma das maiores notas nos quesitos emprego e renda, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

No conceito geral, que inclui componentes sociais como educação, ela está entre os municípios de alto desenvolvimento no país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página