Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BNDES quer criar setor 'Nasdaq' na Bolsa brasileira

Banco de fomento tem participação em 30 empresas e pretende levar à Bolsa mais quatro nos próximos meses

Sem tradição no país, setor é considerado de alto risco devido aos avanços tecnológicos e lançamentos dos rivais

TONI SCIARRETTA DE SÃO PAULO

Totvs, Bematech, Linx e agora a Senior Solutions. Todas são empresas de tecnologia, estão na Bolsa de Valores e passaram pela "incubadora" do BNDESpar, que figura entre seus principais acionistas e financiadores.

O banco escolheu a Bolsa para "desovar" as participações nessas empresas, formando um pólo de companhias de TI (Tecnologia da Informação), software, aplicativos e serviços pela internet que lembra a Bolsa Nasdaq, preferida do setor nos EUA.

Amanhã, estreiam na Bolsa as ações da Senior Solutions, de software para banco, que deve captar perto de R$ 100 milhões. O BNDESpar tem 21,5% da empresa.

Além de "desinvestir" vendendo ações, o BNDES quer usar a Bolsa também como "porta de entrada" para realizar novos investimentos.

Para isso, vai exigir que as empresas interessadas em ter o BNDES como sócio sejam previamente listadas no Bovespa Mais, segmento de acesso da Bolsa, com regras rígidas de transparência.

É o caso da própria Senior Solutions, que já era listada no Bovespa Mais desde maio de 2012, mas só agora fez sua captação de recursos.

O BNDESPar tem hoje participações em cerca de 30 empresas do ramo, das quais as mais conhecidas são Padtec, BRQ, CI&T, High Bridge, Quality Software, Teikon e Six Semicondutores. A expectativa é que pelo menos quatro delas cheguem à Bolsa até 2014.

ALTO RISCO

São todas empresas de alto potencial de crescimento, que ampliam ano a ano a base de clientes, e se beneficiam da necessidade do país de ganhar escala, eficiência e aumentar a produtividade.

Sem tradição no Brasil, o setor de TI tem necessidade constante de inovação e deve crescer com tendência de terceirização no desenvolvimento de softwares.

Por outro lado, tem risco altíssimo de ficar para trás a cada avanço tecnológico ou lançamento de novos produtos e serviços pelas rivais.

Para levar dinheiro do BNDESPar, elas tiveram de se adequar à "cultura BNDESpar", que cobra transparência, prestação de contas auditadas e disciplina financeira das empresas.

Além de entrar como sócio, o banco tem linhas próprias de financiamento com juros subsidiados no programa BNDES Prosoft, de desenvolvimento da indústria de softwares e serviços de tecnologia da informação. A Senior Solutions recebeu quatro empréstimos desse programa.

O setor de tecnologia da informação cresceu 10,8% no ano passado, enquanto a expansão do PIB brasileiro foi de 0,9%, segundo o IDC.

O setor é um dos mais dinâmicos do país e ampliou sua participação no PIB de 4,5% para 5,2% entre 2011 e 2012, segundo a Brasscom (associação do setor de TI).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página