Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ES diz que governo tentou privilegiar Eike

Políticos afirmam que houve tentativa de transferir obra para o porto do empresário

DIMMI AMORA DE BRASÍLIA

Políticos do Espírito Santo afirmam que o governo federal intercedeu para tentar transferir, para o Rio de Janeiro, um investimento de R$ 500 milhões já em andamento no Estado. A obra iria para dentro do porto do empresário Eike Batista.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou no plenário do Senado nesta semana que o embaixador do Brasil em Cingapura, Luiz Fernando Serra, foi até a sede do estaleiro Jurong (em Cingapura) e disse que os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tinham interesse em mudar o estaleiro para o porto de Eike.

Segundo o senador Ferraço, a companhia informou ao governo capixaba sobre o pedido do embaixador. O secretário de Desenvolvimento do Estado, Nery de Rossi, ligou para o embaixador, que teria confirmado a solicitação.

"Entreguei ao Senado um pedido para que o Itamaraty investigue essa operação. Esse tipo de atuação é impensável", afirmou Ferraço.

O porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, informou que o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) determinou a abertura de um procedimento para investigar a informação de Ferraço.

Segundo ele, "não há evidência de que tenha havido atuação do embaixador".

Os ministros negaram ter feito o pedido. A Jurong também negou ter sido procurada e disse não ter planos de tirar o estaleiro do Espírito Santo. O embaixador Serra não respondeu às ligações.

MAL-ENTENDIDO

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), contudo, confirmou a conversa de seu secretário com o embaixador de Cingapura. Ele foi a Brasília na quarta-feira e pediu encontros com os ministros Mantega, Pimentel e Edison Lobão (Minas e Energia).

Após as audiências, disse acreditar que tenha havido um "mal-entendido".

"O que me importa é a palavra de três ministros de que nada vai acontecer", afirmou Casagrande.

O grupo Jurong foi contratado por fornecedores da Petrobras para a construção de pelo menos sete sondas de perfuração e duas plataformas de petróleo, todas para a região do pré-sal, para entregas a partir de 2016. A estimativa é que essas encomendas somem R$ 12 bilhões.

Cerca de 10% da obra já está feita, com a criação de 2.500 empregos diretos. A previsão inicial era entregar o estaleiro até o fim deste ano.

A holding de Eike passa por crise de confiança, que gera desvalorização das ações de empresas abertas.

Um dos problemas é justamente o porto do Açu, que enfrenta questões ambientais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página