São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

107 mil Corollas vão passar pelo 2º recall em nove meses

Montadora, que será notificada, diz que campanha é sinal de respeito ao consumidor

TATIANA RESENDE
CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

Sete em cada dez veículos Corolla convocados a partir de hoje para substituir o sistema de partida a frio já haviam sido chamados pela Toyota para o recall de maio de 2010 por causa de falha na fixação do tapete.
Isso significa que, em nove meses, 107 mil carros desse modelo vão passar pelo segundo recall da montadora, informa a própria empresa.
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, vai notificar a Toyota para obter informações sobre o fato de os mesmos carros serem alvo de dois recalls.
"Considerando que o recall deste final de semana também mostra como afetados os veículos produzidos entre 2008 e 2010, o DPDC notificará a montadora a prestar informação sobre a identidade entre a campanha atual e a anterior", diz.
Em fevereiro, o órgão multou a Toyota em R$ 490.619 por ter levado dois meses para fazer o recall mesmo após o relato de acidentes causados pela falha nos tapetes.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o recall seja feito logo após a descoberta do problema. Segundo a Toyota, 145.466 Corollas fabricados entre março de 2008 e dezembro de 2010 terão de ir às concessionárias, a partir de hoje, para resolver o problema do sistema de partida a frio.
A montadora informa, por meio de nota, que os recalls de maio de 2010 e o atual foram feitos voluntariamente e que a "campanha de chamamento preventiva é um sinal de respeito ao consumidor e visa garantir que os clientes utilizem produtos em perfeitas condições de funcionamento e segurança".
"Com a concorrência acirrada para vender mais, as empresas têm colocado produtos no mercado que muitas vezes não estão adequados para o uso a que se destinam", diz Carlos Alberto Nahas, assistente de direção do Procon-SP.
"A preocupação é com todas as marcas. O que se nota é uma falta de acompanhamento maior na qualidade dos produtos."

VENDAS
Dados da Fenabrave (federação das concessionárias) mostram que foram vendidas 55.024 unidades do Corolla no ano passado -o que o coloca na liderança dos sedans médios emplacados no país (31,3% de participação).
Apesar do recall, os números são semelhantes aos de 2009, quando houve 54.599 licenciamentos (28,5%).
Nas vendas de automóveis e comerciais leves, a participação da Toyota caiu de 3,11% do total para 2,99% -com isso passou da 7ª para a 8ª posição no ranking.

FOLHA.com

Confira a lista com os veículos convocados
folha.com.br/me882351


Texto Anterior: Imposto de Renda/Serviço Folha-declarecerto IOB: Serviço ajuda contribuintes a prestar contas ao fisco
Próximo Texto: China reavalia seu megaprojeto para trens de alta velocidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.