São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Guardian" vê risco em projeto da Petrobras

DO RIO

O site do jornal britânico "Guardian" publicou ontem reportagem dizendo que o governo britânico minimizou riscos ao subsidiar no Brasil projeto com possibilidade de desastre similar ao do golfo do México.
Segundo o "Guardian", o subsídio ocorreu por meio de empréstimo liberado em 2005 à Petrobras.
Com os recursos, a Petrobras comprou equipamentos da britânica Rolls Royce, usados na plataforma P-52. A P-52 está localizada no mesmo campo da bacia de Campos onde estava a P-36, que afundou em 2001, matando 11 pessoas. A P-52 não produz no pré-sal.
A reportagem cita grupos ambientais que "acusam o governo de forçar contribuintes britânicos a financiar um projeto que poderia levar a desastre similar ao do golfo do México".
Na semana passada, o apresentador Glenn Beck, da emissora americana Fox News, identificado como de ultradireita, afirmou existir uma conspiração da Petrobras com o megainvestidor americano George Soros, que detém ações da empresa, por trás do vazamento da BP no golfo do México.
A Petrobras não comentou as reportagens.
O ex-diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) David Zylbersztajn diz que as regras no Brasil são mais rigorosas do que as nos EUA e que devem ser reforçadas a partir do pré-sal.
(SAMANTHA LIMA E PEDRO SOARES)


Texto Anterior: FGTS é mantido na capitalização da Petrobras
Próximo Texto: Brasil Foods critica restrições à fusão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.