São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Declaração de empresa tem entrega adiada

Prazo para enviar dados ao fisco, que terminava ontem, vai agora até dia 30 deste mês

DE BRASÍLIA

A Receita Federal prorrogou a entrega da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica) até o dia 30 deste mês.
O prazo terminava ontem, mas, até as 15h, foi entregue 1,02 milhão de declarações, muito abaixo dos 2 milhões esperados pelo fisco.
"A medida foi tomada para evitar transtornos para os contribuintes, já que grande número de empresas deixou para os últimos dias a obtenção da certificação digital com as autoridades certificadoras ou a solicitação de procuração eletrônica à Receita", disse o órgão, em nota.
No início do mês passado, a Receita já havia adiado por pelo menos um mês o prazo para a entrega de outras declarações que também exigiriam o uso do certificado digital -documento com chip que comprova eletronicamente a identidade de uma pessoa ou de uma empresa.
Segundo a Receita, as certificadoras não deram conta da demanda porque as empresas deixaram a documentação para os últimos dias.
Já os empresários reclamam que o número de certificadoras é pequeno e que o processo é demorado e dizem que, mesmo com o cartão em mãos, enfrentam problemas na hora de transmitir os dados pelo site da Receita.
O contador Júlio Paim teve problema com vários cartões que deixaram de funcionar e não conseguiu agendar a substituição a tempo, tendo de pagar R$ 330 por um novo cartão para um cliente.
"Tem duas ou três empresas para certificar o Brasil inteiro. Isso é um oligopólio e virou uma mina de ganhar dinheiro", reclama.
Ele diz que não há assistência técnica para resolver problemas rapidamente e que a Receita não permite meio alternativo de entrega da declaração, como ocorre com o IR da pessoa física.
Desde a semana passada, certificadoras como a Serasa Experian estão trabalhando em regime de plantão para atender os pedidos.


Texto Anterior: Brasil Foods critica restrições à fusão
Próximo Texto: Foco: Médico de família inspira gestão melhor em empresas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.