São Paulo, segunda-feira, 01 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Modelo precisa de adaptação para o país

DE SÃO PAULO

A participação do governo no pagamento de dividendos a investidores privados seria "algo complicado" no Brasil, segundoSergio Lazzarini, professor de estratégia do Insper.
"Acho que haveria muitas críticas", afirma. Mas Lazzarini acredita que o modelo dos títulos de impacto social possa, sim, ser aplicado no país, com algumas adaptações.
"Queremos desenhar algo que se viabilize com recursos privados, aproximando mercado financeiro e terceiro setor, com metas preestabelecidas," diz.
Entre as possibilidades -e o professor tem trabalhado na elaboração de um projeto nessa linha- está o desenvolvimento da área educacional.
Uma ideia é medir o desempenho do programa e remunerar os investimentos privados pelo aumento do ingresso de estudantes de baixa renda em faculdades públicas.
Lazzarini destaca que o estabelecimento de um projeto com metas contribui para mapear as dimensões dos problemas sociais mais críticos.
"Não sabemos, por exemplo, o real custo do indivíduo, seja do preso reincidente, da adolescente grávida ou do dependente de drogas", afirma o especialista. (CM)


Texto Anterior: Programas sociais viram investimento no Reino Unido
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.